Ainda me vou rir disto

Entrevista ao Cancro!

Encontrei-me com o Senhor Cancro. Vinha com uma gabardina comprida, escura, com o chapéu na cabeça e com óculos de sol. Claramente envergonhado e sem querer ser reconhecido. Estranhei-lhe a postura – costumava ser arrogante, autoritário e temido. Quase não o reconheci. Uma entrevista verdadeira, emotiva e sobretudo reveladora. O cancro mudou e hoje vamos ouvir a versão dele. 

Jornalista: Obrigada por me receber. Começo por perguntar, frontalmente, se não tem arrependimentos por ter começado a sua jovem vida, desta forma cruel.

Cancro: Antes do conhecer … Não tinha arrependimentos. Era fácil agir a favor do mal mas depois, tudo mudou.

Jornalista: Percebo que está nervoso. De quem é que está a falar? O que mudou?

Cancro: Só o nome arrepia…é…é…o careca power.

Jornalista: Quando se sentir pronto, pode contar-me.

Cancro: O careca power mudou o jogo. Antigamente eu aparecia, ele ficava aterrorizado, desistia da vida, deixava de ter aquele sorriso enervante e eu olhe, fazia o meu trabalhinho…Agora as coisas não são assim. Sabe o que ele faz? Sabe?

Jornalista: Não faço ideia…

Cancro: Goza comigo! Acha bem? Já ninguém me respeita, já não tenho credibilidade! Estou há imenso tempo a criar uma imagem forte, implacável para ser completamente abalada por este careca power!? Não há respeito pelo trabalho dos outros?

Jornalista: Como é o seu dia-a-dia agora que apareceu o careca power?

Cancro: Quando acordamos, o careca power acorda bem-disposto, desvalorizando-me completamente, vai a uma página estúpida e a um blog nojento onde encontra mais carecas power, ri-se de mim, deixando-me envergonhado. Depois, faz os seus tratamentos, naturalmente, e acha que ele se deixa abater? Continua na parvoíce! É uma pouca vergonha…por isso é que este país está como está! Já ninguém respeita nada nem ninguém!

Jornalista: Mas não acha que merece esse tratamento? Que, como diz o povo, “anda a pedi-las”?

Cancro: Você está de que lado afinal?  Fo**** lá para estes jornalistas! Que m*** vem aqui um gajo ser entrevistado para isto! Bem…ok…posso ter picado algumas vezes…

Jornalista: Picou não, por causa de si, as pessoas foram picadas. Não tem outros sonhos?

Cancro: Por acaso tenho…Isto de ser cancro já não leva a lado nenhum, já não mete medo, olhe, gostava, sei lá,  de viajar! Não para outros corpos, não me interprete mal…viajar mesmo, sair desta vida!

Jornalista: Diga-me a verdade, acha que vai sobreviver assim?

(comovido) Cancro: Claro que não…o careca power ganhou. Ele mexe com os meus sentimentos mais profundos, goza com aquilo que mais me magoa, transtorna a minha auto-estima…assim não há como aguentar esta batalha!

Jornalista: O que dizem os seus olhos?

Cancro: JÁ FOSTE!

Marine Antunes

13 opiniões sobre “Entrevista ao Cancro!”

  1. O Humor é uma das alternativas que podemos encontrar para superar o Medo.
    Adorei o remate final: O que dizem os seus olhos???? os teus, os meus dizem que o Humor é a máscara da Esperança.

  2. É assim, perante o cancro, devemos tentar agir com o Humor, mas sei que quem passa por elas, é que sabe… A minha Tia, se não tivesse medo de muitas coisas, ainda estaria viva. Não lutou como luta o meu primo, que tem cancro. Ele é um herói…vai ás consultas do IPO, sozinho a conduzir no seu carro, ou sozinho de Comboio. Leva uma vida normal, convive, trabalha, vai á missa, bebe o seu café. Luta a cada dia que passa. Uma vez, desmaiou por fraqueza enquanto estava internado. Entrou no quarto como se estivesse morto. Umas semanas antes, perguntamos o que é que ele queria comer, dissemos que lhe trazíamos a comida de casa e recusou. Não queria dar trabalho. A partir do desmaio, levei-lhe a comida todos os dias. Podia ir de carro, mas ia de Valongo para o Porto de camioneta e a comida chegava lá quente. A camioneta demorava menos de 15 minutos a chegar a IPO. Comia a sopa, ainda quente, a comida, uma taça de maçã cozida ou outra coisa, o queijo com marmelada e um sumo. Como estava desempregado na altura, não me custava nada ir para lá uma ou duas horas. Em Dezembro de 2011, ele teve alta hospitalar e todo contente em casa, disse que tinha engordado entre 4 kilos ou 7 kilos, devido á comida que lhe levav de casa. Quando teve alta, mandou-me uma mensagem, via telemóvel a dizer ” obrigado por tudo “. Hoje ele tem uma vida normal, apesar das dores que a doença lhe traz. Não desistiu e isso sim, é importante. De todas as vezes que o fui ver, a ele e á minha tia, custava-me muito ver aquelas crianças pequenas, de 4, 5 ,6 anos com o cabelo rapado, por causa do cancro ou outras doenças.

    Adorei o teu texto. beijos e muita força. Um bom fim de semana

  3. Um post terno, uma lição de vida ao senhor cancro (careca power), uma fonte de coragem para quem a lê e um abraço, também, ao Nuno, do comentário que fez sobre o primo.
    Parabéns e obrigada, aos dois, pela força.
    Voltarei a este espaço.
    Beijinho

  4. Obrigada Marine, revejo-me em tudo o que escreves.
    Além da idade, que já tenho 56 anos, a diferença é que há 5 anos foi no peito, hoje é nos pulmões, e ainda assinalado um nodulo no fígado e outro na supra renal esquerda. faço quimioterapia desde 7/11/2017, fiz hoje o 6º tratamento e continuo a fazer a vida que sempre fiz andes do princípio, só assim consigo viver…
    Beijinho grande com muito carinho e já agora nunca desistas de ser assim!
    :* ❤

Deixe um comentário